Bicycle in wood

via [Gizmodo]

Table With Bicycle Wheels

Você tem 2 pares de rodas de bicicleta encostados em casa? Tem também uma pedaço de vidro temperado? Pronto! Você está apto a montar uma mesa igual a essa... via [A Criação]

Projeto Pedalando e Aprendendo

Foto: Vagner Magalhães/Terra
Ainda falta bastante coisa, mas projetos como esse podem ser bom sinal de um futuro melhor para os ciclista, pelo menos do Estado de São Paulo aqui no Brasil.
O Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo) tem esse projeto bem bacana, chamado Pedalando e Aprendendo, que incentiva a doação de bicicletas e capacates para crianças carentes usarem para ir até a escola. Além disso, Jovens acima de 16 anos matriculados na rede estadual de ensino, são incentivados a participar de um curso ministrado e certificado pelo SENAI para Montagem, Manutenção e Reparos de Bicicletas, aumentando as opções de geração de renda para esses jovens.
Hoje foi feito um passeio ciclístico aqui na capital do Estado, cidade de São Paulo, em prol desse projeto. Mais de 5 mil ciclistas estiveram presentes no trajeto de 10 km. Infelizmente não fiquei sabendo antecipadamente e não pude comparecer.
Via [Terra] Para saber mais [Fussesp] ou [Pedalando e Aprendendo].

No Chile as Bicicletas São Mais Rápidas Também!

Por que será que em todas as cidades onde é feito o Desafio Intermodal as bicicletas ganham? rsrsrs.
via [Twitter/Transporte Ativo] [Arriba'e La Chancha]

Obesidade reduz até dez anos de vida

Um IMC (índice de massa corporal) superior a 30 kg/m2 leva à diminuição da expectativa de vida em até dez anos. É o que mostra uma meta-análise realizada com 57 estudos e dados de quase 900 mil pessoas com idade média de 46 anos e divulgada ontem na edição on-line do periódico "The Lancet".

Pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido) viram que, em índices acima de 25 kg/m2, o acréscimo de 5 kg/ m2 eleva em 30% as taxas gerais de mortalidade. O trabalho também aponta que o IMC entre 30 e 35 (indicador de obesidade leve) foi responsável pela redução de dois a quatro anos na expectativa de vida e, entre 40 e 45 (obesidade grave), por de oito a dez anos.

"Excesso de peso encurta o tempo de vida. Na Grã-Bretanha e nos EUA, pesar um terço a mais do que o ideal diminui a vida em três anos. Para a maioria das pessoas, significa carregar de 20 kg a 30 kg a mais. Se você está se tornando gordo, deixar de ganhar peso também poderia adicionar anos à sua vida", explica o epidemiologista Gary Whitlock, líder do estudo.

No Brasil, os riscos também são altos: 13% da população têm IMC acima de 30 e, portanto, são considerados obesos, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde. "Os pesquisadores falam muito sobre conscientizar a população: dizer que você vai viver cinco anos a menos se estiver obeso tem um impacto muito maior do que dizer que aumenta o risco de gordura no fígado ou outras colocações", afirma o endocrinologista Márcio Mancini, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

Entenda-se por "outras colocações" maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e apneia do sono, entre outras doenças. Além disso, o excesso de tecido adiposo dificulta a apalpação em exames clínicos e diminui a precisão de exames de diagnóstico, criados para pessoas com peso normal.

O IMC é a principal forma de medir sobrepeso e fatores de risco relacionados à obesidade. Especialistas, entretanto, afirmam que a medida na circunferência abdominal tem se mostrado importante para detectar riscos especialmente em pessoas que apresentam IMC normal ou até 30.

Isso porque a gordura abdominal tem um perfil metabólico danoso ao organismo, podendo elevar os níveis de triglicérides no sangue, de gordura no fígado e desencadear processos inflamatórios que causam arterosclerose. "Não é raro encontrar pacientes com peso normal e excesso de gordura abdominal", diz Mancini. Para medir corretamente a cintura, deve-se passar a fita métrica em volta do abdômen relaxado na metade da distância entre a última costela e os ossos do quadril (crista ilíaca), esclarece Walmir Coutinho, endocrinologista da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Outro método, reforçado por estudos recentes, é a medição do pescoço. Um trabalho americano divulgado na semana passada mostrou que um pescoço mais grosso é indicativo para teores mais elevados de colesterol no sangue. De fato, pessoas com tendência a acumular gordura na região do pescoço geralmente costumam reunir mais gordura no tronco. Diâmetro superior a 40 cm indica riscos e a necessidade de procurar um médico.

Fonte: Folha de São Paulo, 19 de março de 2009.
via [Minuto Profético]

The Seed (A Semente)


The Seed from Johnny Kelly on Vimeo.
É uma semente de maçã, mas lembrei do grão de mostarda em Mateus 17:20: "...porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível."

Tiltshift Music Video by Megan Washington


Bathtub IV from Keith Loutit on Vimeo.
Vídeo clipe é uma coisa que eu gosto bastante por unir vários elementos que aprecio: música, vídeo, história, inovação, criatividade...
Ok, mas por que eu resolvi publicar esse vídeo clipe? Simples, foi usada uma técnica de animação chamada stop motion, mas usando fotografias. Não qualquer fotografia, mas uma forma diferente de fotografia, que acredito poucos conheçam chamada de Tiltshift. O diferencial dessa forma de fotografia é o fato de se dar a ilusão de que os elementos da foto são uma miniatura, quando na verdade não o são. O resultado é esse, é como se estivéssemos olhando uma maquete com pessoas, carros e todos os outros elementos em miniatura. Enfim, gostei do clipe e acho legal o tal do tiltshift. É isso! ;-) Hehehehe. via [Drawn!]
Para saber mais sobre Tiltshift e o link da banda Megan Washington.

Colored and Reflexive Tires

Lembrei hoje de uns pneus que eu tinha visto em uma da minhas navegadas pela web. Talvez para alguns tenha um visual meio questionável, mas gostei da idéia. É uma forma de mudar um pouco o visual da bike sem gastar muito :-)
Além das estampas coloridas os pneus também são reflexivos e tem vários tamanhos e desenhos. Quem se interessar... [Sweetskinz]

Steven Lopez


Sade- Paradise from ikeepmoving.com on Vimeo.
Não sei muito bem qual a relação entre Steven Lopez, cantoras negras e música soul. Mas duas coisas eu sei:
1º Ele é canhoto - só por isso já valia um post :-)
2º O cara é bom... Pinta muito.
mais em: [Vimeo] ou no site [ikeepmoving.com]

Insane 3D Paintings on the Street


Edgar Mueller é uma daquelas pessoas que nos fazem ver o mundo de outra forma. Na verdade, ele transforma a realidade a nossa volta...
Pinturas de rua 3d são digamos, uma nova forma de arte, onde as pessoas interagem e acabam sendo um pouco parte da arte também. Excelente!
via [Abduzeedo] site do Edgar Mueller [Metanamorph]






Eat Well For Your Health

Um dos trabalhos recentes que eu fiz foi o design e a diagramação de uma revista que tem várias matérias legais. Mas tem uma matéria que a algum tempo estava querendo publicar aqui no blog, falando sobre saúde e alimentação. O autor é o Dr. Viriato E. Ferreira, Médico e Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva.

(If you want the english version of this article, please click here to download a pdf file)

COMA BEM PELA SUA SAÚDE
Muitas pessoas desejam saber o que devem comer para terem mais saúde. É certo que a saúde depende de muito mais do que somente a alimentação mas… comermos bem pode contribuir muito para a nossa saúde!
Eis aqui alguns princípios importantes para um bom regime alimentar, para o público em geral.

• Coma mais alimentos de origem vegetal, especialmente hortaliças, fruta, cereais integrais, leguminosas (família do feijão).

• Coma menos alimentos de origem animal. Uma alimentação vegetariana equilibrada traz benefícios para a saúde.

• Tome duas refeições e meia por dia – um bom pequeno-almoço, um bom almoço e um pequeno jantar. Já o velho diz que de manhã devemos comer como um Rei (ou Rainha!), ao almoço como um Princípe (ou princesa) e à noite como um Pobre.

• Evite ingerir gorduras de origem animal e controle muito bem o consumo de gorduras de origem vegetal.

• Lembre-se de que Deus colocou as papilas gustativas na língua para saborearmos a comida! Faça pratos muito apetitosos… mas saudáveis. Não “morra pela boca”!

• Beba água entre as refeições. Evite beber às refeições.

• Evite as bebidas alcoólicas de todo o tipo e controle muito bem o consumo de refrigerantes, mesmo os naturais. Evite o café. Substitua-o por bebida de cereais (tipo cevada solúvel)

• Não coma entre as refeições. Não petisque aqui e acolá! Em vez disso beba água.
“Mas em termos práticos, como devemos comer?”, perguntam as pessoas. Cada caso é um caso. Consulte o seu médico ou nutricionista se tiver problemas de saúde que possam requerer mais atenção. Bebês, crianças e mulheres grávidas também carecem de uma atenção especial.
Há que ter em conta que muitos aspectos culturais também definem o que comemos. Em muitas partes do mundo existe a tradição de se comer mais cereais ao pequeno-almoço e uma refeição mais elaborada e condimentada ao almoço mas noutros locais é comum fazer-se o inverso.
Apresento-lhes aqui uma sugestão para um regime alimentar saudável para o público em geral. Se este regime for posto em prática de uma forma equilibrada e sábia, poderá trazer benefícios à sua saúde.

AO ACORDAR:
Começe o dia bebendo 1 ou 2 copos de água, de preferência não muito fria. Faça isto imediatamente após levantar-se da cama e antes de fazer a sua higiene pessoal.
Espere pelo menos meia hora antes de tomar o pequeno-almoço.

PEQUENO-ALMOÇO:
(lembre-se de que você é rei ou rainha nesta refeição)
• Fruta – uma ou duas peças (exemplo: uma laranja e uma maçã, duas maçãs, uma pêra e uma maçã, duas fatias de ananás, etc)

• Cereiais integrais: um prato de cereiais de pequeno-almoço, não muito doces. Outra opção é cozer flocos de aveia ou trigo. O pão integral é um cereal integral! Poderá comer um prato de cerais com uma fatia de pão, ou só cereais, ou só pão.

• Para barrar no pão: manteiga vegetal sem gorduras hidrogenadas / manteiga de amendoa ou amendoim / queijo de soja, ou queijo fresco (tipo fresh/cottage). Evite o queijo amarelo ou curado / uma pequena quantidade de dôce de fruta,

• Leite ou yogurt – de preferência de soja. Se for de vaca escolha leite e yogurt magros (low-fat)

• E por fim… um punhadinho de nozes ou amêndoas mas não exagere. 25 a 30 gramas bastam ( 4 a 5 nozes ou 8 a 10 amêndoas).

ALMOÇO:

(…e agora é um princípe ou princesa…)
Imagine o seu prato de comida. Encha o prato seguindo a regra das “metades” - Divida o prato ao meio e divida uma das metades ao meio! Simples! Vejamos (clique na imagem para ampliar):


Sobremesa com pouco açúcar ou gordura. Exemplos: uma pequena fruta / uma ou duas bolachas saudáveis.

JANTAR:

(lembre-se… como um pobre)
(jante o mais cedo possível para que tenha o estômago quase vazio quando se deitar)
• Sopa de vegetais (evite sopas pesadas à noite)
• Pão
• Fruta
• Pode complementar com um yogurt, preferencialmente de soja ou então magro (low fat), de vaca.

É importante relembrar o seguinte:

• Consulte o seu médico ou nutricionista se tiver problemas de saúde que possam requerer regimes alimentares especiais ou em fases de crescimento que requeiram uma atenção especial.

• Faça um regime alimentar equilibrado e forneça todos os nutrientes e energia suficientes para ter mais saúde. Se não for vegetariano, evite ao máximo as gorduras de origem animal (incluíndo os queijos curados) e ingira carne ou peixe em pequenas quantidades.

• Semelhantemente, os vegetarianos deverão fazer um regime equilibrado; deverão ter a certeza de que estão a ingerir, por exemplo, vitamina B12 em quantidade suficiente. Os regimes vegetarianos equilibrados têm muitas vantagens para a saúde quando comparados com so regimes não vegetarianos.

Coma bem... pela sua saúde!

Viriato E. Ferreira MD (MBChB)

Médico, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva
www.medicinapreventiva.pt

Bike + Nature = Inspiration

É o segundo domingo que não consigo ir pedalar! No fim de semana anterior meu filho estava doente, ontem eu estava me recuperando da gripe... Algumas vezes me pergunto o real motivo de eu pedalar, além é claro do vento no rosto, do suor pelo corpo e da endorfina revigorante, coisas que só quem anda por aí de bicicleta sabe :-)
Mas querendo ou não tem muito haver com meu trabalho. Como assim? Pra quem não sabe sou designer, e além da parte técnica, meu trabalho requer uma coisa que faz a diferença: inspiração. Coisa que muitas vezes vem nos momentos mais loucos possíveis (tomando banho, no supermecado, de madrugada, andando de bicicleta, estendendo roupa no varal e por aí vai).

Mas o que tudo isso tem haver com andar de bicicleta?
Nosso cérebro usa nossos 5 sentidos para captar as coisas a nossa volta e separa o que nos agrada do que não nos agrada e grava tudo em lugares separados: "Informações úteis" e "Informações desprezadas". Usamos ou não essas informações, e quem é envolvido com arte sabe que uma hora essas informações vem a tona. É o nosso chamado "banco de referências pessoal" coisas que só nós vivenciamos, pensamentos particulares que acabamos por expor para os outros através de uma música, quadro ou qualquer outra forma de expressão artística. Essa é uma das funções desse banco de referências. [tenho um post antigo sobre isso]
Deus é muito sábio, e quando criou a natureza também nos capacitou com uma função essêncial para nossa sobrevivência: a contemplação.
Contemplar a natureza é uma das formas mais simples, revigorantes, relaxantes e prazerosas de se buscar inspiração. E é aqui onde tudo se encaixa: Natureza + Bicicleta = Inspiração, Relaxamento, Atividade Física, Renovação de Forças, Saúde, etc... A lista dos benefícios que essa dupla, bicicleta + natureza, pode gerar é extremamente extensa.
Cada pessoa não tem só uma forma se inspirar, mas com certeza tem aquela(s) preferida(s). Posso dizer com toda certeza que uma das minhas formas preferidas é pedalar, e se for em meio a natureza, melhor ainda.
Pedalar para mim além de exercício físico, é fonte de inspiração! E como não posso ficar sem inspiração e sem exercício físico, dei um jeito de ter os dois neste fim de semana. Mesmo sem ir para trilha :-)

Fomos ao parque no sábado a tarde...
[Fê, Caio e eu]
[Caio com o controle da câmera fotográfica]
E no domingo andei 1h em outro parque aqui perto de casa e mais dois minutos em nosso condomínio para tirar essa foto :-)
[Ensina a criança no caminho em que deve andar. Ou melhor, pedalar :-)]