My First Trail with 29" Wheels

O Adil do Projeto 29 Brasil a umas duas semanas atrás tinha me convidado para fazer um teste em um dos protótipos da Saga que estava com ele. Fiquei super animado com o convite, já que pedalar uma bike aro 29 era uma coisa que eu queria muito. E ontem acabou dando certo de eu ir até a casa dele em São Roque para o tal teste.
E lá fomos nós debaixo de chuva e em cima de lama, o Adil foi na frente [de carro] mostrando a caminho e eu atrás pedalando. No começo uma subida forte [pelo menos pra mim] e depois alguns trechos planos, descidas, buracos e um pouco de asfalto no final. Foi algo em torno de 1h30 de pedalada que valeu cada minuto da experiência!
O que mais me chamou atenção na bike foi que ela te "empurra", te incentivando a pedalar mesmo. É como se ela falasse: Se você parar de pedalar vou passar por cima de você! rsrs. Coisa que não sinto na minha aro 26, principalmente nas subidas.
Outro detalhe muito diferente é a sensação sobre a bike, na aro 26 é como se você estivesse apenas em cima da bicicleta. Já na aro 29 não, você se sente parte dela. Algo como se você e a bike fossem uma coisa só, isso dá muito mais confiança nos trechos velozes e realmente é muito mais fácil "domar" a bike. Senti isso principalmente nos trechos escorregadios da trilha, onde a bicicleta derrapou um pouco. Se estivesse com a minha aro 26 fatalmente eu iria pro chão fácil, fácil.
O protótipo estava montado sem suspensão com um garfo de carbono e realmente pude comprovar mais uma vantagem das aro 29: Rodas maiores absorvem e transpõem obstáculos muito mais facilmente. E realmente, nos buracos e irregularidades do terreno não senti falta da suspensão em nenhum momento. Acredito que apenas em situações de terreno mais difícil, com raizes e buracos maiores uma suspensão seria importante, mas fora isso não senti a menor falta.
Pra finalizar minhas impressões, só tenho a dizer que pedalar uma aro 29 é como redescobrir o mountain bike! Aqui tem um vídeo [em inglês] do idealizador das bikes aro 29, Mr. Fisher da Gary Fisher Company

Aliás se você quiser saber mais sobre as bicicletas aro 29 recomendo o blog do Projeto 29 Brasil: projeto29brasil.blogspot.com e o site da Gary Fisher: fisherbikes.com
Não poderia terminar este post sem agradecer ao Adil e dizer que ele é muito gente boa! Mesmo debaixo de chuva forte ele ainda estava disposto a manter o teste de pé. Obrigado pela hospitalidade e pela oportunidade de fazer minha primeira trilha em uma bike aro 29. Valeu!
E que venham os kits da Saga e a Caloi Two Niner =)

XXC - eZine

Lá pelos anos 90 quando eu andava de skate, descobri os fanzines que falavam sobre quase tudo: skate, música, arte, protesto, etc. Na grande maioria das vezes eram feitos em copiadoras em preto e branco, e a tiragem era sempre limitada. O legal era ser meio underground mesmo!
Hoje os tempos mudaram e fazer um material parecido é bem mais fácil. Sem contar que se pode distribuir pela rede sem precisar mandar imprimir e coisa e tal.
Ontem descobri esse eZine sobre "Solitárias Aventuras Épicas em uma Bicicleta". Tem algumas 29er como essa © Salsa Fargo. Ainda não li, mas gostei bastante do visual.
Quem quiser baixar o arquivo em PDF é só clicar nesse link: XXC.
No site tem vídeos, fotos... o link é xxcmag.com.

I will or I will not?

Já faz um tempo que estou pensando, analisando e considerando a possibilidade de participar de uma prova de mountain bike... Acho que é mais pra sentir como estou em relação a outros ciclistas e ter a sensação de participar de um evento desses também. Além do que esse percurso parece fácil e só tem 40km. Ainda não tenho muita certeza se vou ou não. Tenho algumas coisas a considerar e acho que a principal delas seria treinar de fato; e não só sair pedalando por ai, já que são duas coisas bem diferentes... Vamos ver =)
Se alguém se interessar o link é www.ucimtb.net

Trail of Frustration =(

Para ampliar as fotos é só clicar em cima

Como faço toda sexta-feira, fui levar o boletim da igreja para imprimir na gráfica. Ontem a noite já tinha impresso a matriz, então hoje era só comprar o papel e deixar tudo na gráfica. Cheguei por volta das 10h da manhã na gráfica e lá pelas 2h da tarde o boletim estaria pronto. Quatro horas para tudo ficar pronto? Beleza, era tudo o que eu queria! Subi na bicicleta e fui em direção a Itapecerica da Serra atrás de uma trilha para eu explorar. Resolvi que iria pelo caminho do Kinkaku-Ji, da última vez que passei por lá fui vendo várias estradas em que eu nunca tinha ido. A idéia era achar uma caminho novo para algum lugar. Finalmente cheguei na primeira estradinha quase desconhecida. Uma vez subi de carro para ver onde saia e dei de cara com um tronco. E lá estava ele novamente no meio do caminho. Parei pra tirar uma foto e logo depois vinha descendo um rapaz. Perguntei pra ele onde ia dar aquela estrada e lá veio a primeira frustação... A estrada ia dar em uma outra estrada (legal) mas no meio do caminho tinha uma grade de uns 2,30m de altura que não dava nem pra pensar de pular com a bicicleta... Fazer o que?! O jeito foi voltar. Então lá fui eu para a próxima opção. Primeiro uma subida íngreme, depois uma reta e em seguida, adivinha! Um portão enorme com uma placa bem grande: "Cuidado com o cachorro". Nada feito de novo... E lá fui eu dar meia volta de novo. Já estava desanimando, mas ainda tinha mais uma opção. Indo para o Kinkaku-Ji tinha uma outra estrada a esquerda o problema era subir desanimado uma ladeira que tinha no caminho. Mas já que eu estava ali, por que não? Subi, subi, subi e finalmente cheguei na estradinha que foi dar em adivinha? Não, não foi um portão agora era uma cerca de arame farpado mesmo e nada, nenhuma trilha por perto. Ai foi a gota da água, resolvi voltar pelo caminho que eu tinha vindo mesmo.
Passei por Itapecerica, tomei uma água de coco, parei na Casa do Mel pra comer um Açaí de almoço e voltei pra gráfica pra pegar o boletim e depois casa...
Já tinha sentido uma folga na suspensão, cheguei até a ir em uma oficina para ver se estava tudo bem. Me disseram que estava tudo dentro do normal, nade de mais. Mas hoje depois de saltar alguns pequenos obstáculos senti um pequeno tranco quando a roda dianteira ficava toda fora do chão. Era só o que me faltava ter que trocar a suspensão! Mais um desabafo mesmo... (Droga! Acabou de me dar uma cãimbra... Isso é pra eu aprender a fazer alongamento)
Vamos aos números: 50.99 km em 3h44 pedalados. Velocidade média: 13.6km/h - muita subida. Velocidade máxima: 70km/h - tinha umas descidas legais também =)

Going Make Purchases in The Supermarket

Precisava comprar algumas coisas no supermecado hoje, nada de mais só itens básicos (pão integral, leite de soja, frutas e cereal matinal). Aproveitei que tinha sessão no psicólogo e fui ao Shopping Jardim Sul, lá tem um bicicletário bem legal para deixar bicicletas - tirei fotos mas o pessoal não deixa divulgar então quem quiser conhecer vai ter de ir até lá =) - Fui ao Pão de Áçucar lá do shopping para fazer as compras. Na volta tirei umas poucas fotos. Essas duas foram as que ficaram melhores... Ah sim, as luvas aparentemente estão aprovadas!
Fui na boa sem forçar, passeando mesmo...

New Gloves

Hoje é meu aniversário... Ganhei uma graninha da minha avó - ela prefere dar dinheiro do que escolher algum presente, tudo bem pra mim =) Completei a quantia para compra um par de luvas novas já que as luvas "quase novas" resolveram furar em quase todos os dedos.
Olha o estado que ficou a luva antiga =( só usei 5 vezes, repito: 5 vezes e eu não uso Grip Shift é Rapid Fire mesmo.
Essas são as novas. Bonitas elas são, agora é testar pra ver como se comportam cumprindo a função para qual foram feitas! =) Por favor FOX® não me decepcione...

Recalling Old Times

Estava assistindo esse vídeo e foi meio que inevitável lembrar de algumas coisas da época de criança. Como quando a gente fazia rampa de madeira para ficar pulando com as nossas bicicletas em uma ladeira que tinha em frente de casa.
Aliás, não ia adiantar nada a rampa sem as bicicletas! =) E como tinham roubado a minha, fiquei uma eternidade sem bicicleta (na verdade nem sei se foi tanto tempo assim, mas sabe como é criança né? hehehe).
Então em um natal vi meu pai descendo as escadas de nossa casa com uma bicicleta novinha, linda, todinha minha! Corri pra abraçar ele mais do que feliz! Bons tempos...
Hoje não é natal, meu pai não está mais por aqui... Mas essa lembrança é um presente muito especial pra mim.

Andalucia Part Three from FoxHeadInc on Vimeo.

via [Mountain Biking New Zeland]

Fast Turn II (the mission hehe)

Depois de mandar imprimir o boletim ontem, hoje tinha que ir buscar. Óbvio né? =) 20 minutos de pedalada, sem contar uns 10 minutos parados entre faróis e gráfica.
Estou descobrindo que pedalar distâncias mais curtas também é divertido, pedaladas de 65 km são boas, mas não dá para fazer todos os dias e por isso deixava de sair muitas vezes...
Olha só que rapaz simpático! hehehehe
Antes eu não conseguia tirar fotos pedalando e me perguntava o por que... O fato é que nós canhotos sofremos um pouco sabe, todas as máquinas fotográficas são feitas para destros (com o disparador do lado direito) logo, minhas fotos pedalando ficavam assustadoras, tremidas, sem focar nada importante, uma coisa de louco mesmo.
Bom, resolvi o problema: viro a máquina fotográfica de ponta cabeça, giro ela e assim o botão do disparador fica do lado esquerdo. Agora consigo tirar minhas fotos pedalando. Cara, isso realmente mudou minha vida! hehehehe
Ainda não consigo pedalar a 40km/h e fotografar, mas com 30km/h já dá certo, um dia chego lá. =) Ah! Detalhe: Essa minha luva já era, agora são pelo menos 4 buracos nos dedos indicador e médio das duas mãos. Estou começando a achar que o tamanho G (L) é pequeno para minhas mãos... Vou procurar um GG (XL) e ver como fica =/

Fast Turn

Nada de mais, só uma saída rápida para comprar papel, imprimir a matriz do boletim e depois levar na gráfica. Coisa de 30 minutos, nem dá para cansar...
Época de férias nas escolas, dia chuvoso e um doido pedalando por aí. rs
Na volta, parada pra comprar o almoço na padaria do bairro. Acabei descobrindo um furo no dedo da minha luva nova. Usei só 5 vezes e já estragou! Pagar barato em algumas coisas não vale a pena mesmo =(