PETAR Caves

From PETAR

Dia 29 de março - quase um mês atrás, que vergonha =) - fomos para o PETAR (Parque Estadual Alto do Ribeira), foi muito, muito bom! A galera animada, o clima e o lugar... São mais de 300 cavernas cadastradas! Mas apenas 10 abertas a visitação por questões de segurança principalmente...
Essas duas primeiras fotos são da pousada em que ficamos. Lugar onde dormimos e tomamos o café-da-manhã (o seu Abílio oferece uma janta também, mas preferimos sair mais cedo e chegar logo em casa).
From PETAR
A galera se arrumando pra sair depois de uma conturbada noite de roncos. Hehehehe.
From PETAR
Neblina típica de região montanhosa, parecia que iria ficar um clima amêno, só parecia viu, por que fez um calor! Ainda bem, melhor que chuva e frio... Se bem que dentro da caverna não faz muito diferença. =)
From PETAR
Essa é a entrada do parque, estão montando uma estrutura bem legal, já tem chuveiros e banheiros, seguranças e uma equipe de resgate pronta caso necessário. Estão montando um restaurante que logo, logo vai ser inaugurado também. É bom ver uma estrutura como essa em um lugar desses. E o melhor, preservando a naruteza sem impactar o meio-ambiente!
From PETAR
Agora sim, a turma toda reunida. Da esquerda pra direita: Gui (autor dessas fotos), Valdene, Eu, Eric, Lu, Elaine, Michel e sua digníssima.
From PETAR
Fomos seguindo a trilha que fica ao lado desse rio em todas as três cavernas do dia. Uma caverna de manhã e duas na parte da tarde.
From PETAR
Eu e o Eric devidamente aparamentados.
From PETAR

From PETAR
Ok, chega do mundo iluminado pela luz natural do sol e vamos logo ao que viemos: cavernas, cavernas! =)
From PETAR
Essas manchas pretas nas formações rochosas dentro da caverna são o resultado de anos de uso de iluminação a combustão que muitos visitantes utilizavam. Hoje em dia apenas luzes LED usando pilha. Infelizmente só o tempo dirá se essas manchas vão desaparecer ou não... Mas ainda assim a beleza desse mundo escuro é demais!
From PETAR

From PETAR
Esse é o Boris, nosso guia. Ele nasceu e cresceu perto das cavernas. Desde cedo saia para explorar a região. Tem muita história pra contar, sem falar da experiência e integridade do rapaz! Ele contou de um salvamento onde ele participou, onde uma garota foi descer de rapel em uma das cavernas e acabou caindo e fraturando a coluna... Se já é difícil andar algumas partes com água na altura do peito, imagine carregar alguém nessas condições só com o nariz fora da água!
Foi graças a acidentes como esse e a irresponsabilidade de muitos, que o parque ficou fechado um bom tempo para garantir maior segurança aos visitantes. Antigamente cada guia levava quantas pessoas quisesse. Teve guia levando 100 pessoas sozinho! É muita gente para uma pessoa só cuidar... Felizmente estão investindo em segurança, cada guia leva no máximo oito pessoas agora e no posto fiscal é informado em qual caverna se vai. Além disso, dentro das cavernas estão instalando sensores que contam o tempo que o grupo passa dentro da caverna. Se passa de determinado tempo, a equipe de resgate verifica se está tudo ok.
Medidas preventivas importantes para um passeio seguro.
From PETAR

From PETAR
Apesar dessas histórias as cavernas são tranquilas e seguras, basta um pouco de cuidado e principalmente...
From PETAR
... atenção. Foi em uma dessas que ganhei essa cicatriz ai em baixo (hehehe). Fui levantar a cabeça e esqueci das estalagtites e o capacete foi bem de encontro a uma delas. Consegui cortar o supercílio e raspar o rosto... Felizmente estava de capacete (item obrigatório) e não aconteceu nada mais grave. Nada que um pouco de própolis com álcool não limpasse =)
From PETAR

From PETAR
Foi muito bom! Eu recomendo... Se algum dia você tiver a oportunidade de ir, não deixe de ir na caverna que chamam "Água suja". Foi a melhor! Muita água, em algumas partes até na altura do peito, e com direito a banho de cascata dentro da caverna no final, excelente!
From PETAR
Para finalizar esse post não posso deixar de falar sobre como é bom saber que Deus cria belezas onde menos podemos imaginar. Era incrível, mas cada pedra que eu olhava dentro das cavernas era possível ver uma combinação diferente de nuances e composições que mostravam como a natureza é bela. Formações das mais diferentes formas... O lugar é lindo de mais mesmo! Valeu pelo convite Valdene. E vamos marcar uma próxima! hehehehe.
From PETAR

From PETAR
0 Responses