Eat Well For Your Health

Um dos trabalhos recentes que eu fiz foi o design e a diagramação de uma revista que tem várias matérias legais. Mas tem uma matéria que a algum tempo estava querendo publicar aqui no blog, falando sobre saúde e alimentação. O autor é o Dr. Viriato E. Ferreira, Médico e Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva.

(If you want the english version of this article, please click here to download a pdf file)

COMA BEM PELA SUA SAÚDE
Muitas pessoas desejam saber o que devem comer para terem mais saúde. É certo que a saúde depende de muito mais do que somente a alimentação mas… comermos bem pode contribuir muito para a nossa saúde!
Eis aqui alguns princípios importantes para um bom regime alimentar, para o público em geral.

• Coma mais alimentos de origem vegetal, especialmente hortaliças, fruta, cereais integrais, leguminosas (família do feijão).

• Coma menos alimentos de origem animal. Uma alimentação vegetariana equilibrada traz benefícios para a saúde.

• Tome duas refeições e meia por dia – um bom pequeno-almoço, um bom almoço e um pequeno jantar. Já o velho diz que de manhã devemos comer como um Rei (ou Rainha!), ao almoço como um Princípe (ou princesa) e à noite como um Pobre.

• Evite ingerir gorduras de origem animal e controle muito bem o consumo de gorduras de origem vegetal.

• Lembre-se de que Deus colocou as papilas gustativas na língua para saborearmos a comida! Faça pratos muito apetitosos… mas saudáveis. Não “morra pela boca”!

• Beba água entre as refeições. Evite beber às refeições.

• Evite as bebidas alcoólicas de todo o tipo e controle muito bem o consumo de refrigerantes, mesmo os naturais. Evite o café. Substitua-o por bebida de cereais (tipo cevada solúvel)

• Não coma entre as refeições. Não petisque aqui e acolá! Em vez disso beba água.
“Mas em termos práticos, como devemos comer?”, perguntam as pessoas. Cada caso é um caso. Consulte o seu médico ou nutricionista se tiver problemas de saúde que possam requerer mais atenção. Bebês, crianças e mulheres grávidas também carecem de uma atenção especial.
Há que ter em conta que muitos aspectos culturais também definem o que comemos. Em muitas partes do mundo existe a tradição de se comer mais cereais ao pequeno-almoço e uma refeição mais elaborada e condimentada ao almoço mas noutros locais é comum fazer-se o inverso.
Apresento-lhes aqui uma sugestão para um regime alimentar saudável para o público em geral. Se este regime for posto em prática de uma forma equilibrada e sábia, poderá trazer benefícios à sua saúde.

AO ACORDAR:
Começe o dia bebendo 1 ou 2 copos de água, de preferência não muito fria. Faça isto imediatamente após levantar-se da cama e antes de fazer a sua higiene pessoal.
Espere pelo menos meia hora antes de tomar o pequeno-almoço.

PEQUENO-ALMOÇO:
(lembre-se de que você é rei ou rainha nesta refeição)
• Fruta – uma ou duas peças (exemplo: uma laranja e uma maçã, duas maçãs, uma pêra e uma maçã, duas fatias de ananás, etc)

• Cereiais integrais: um prato de cereiais de pequeno-almoço, não muito doces. Outra opção é cozer flocos de aveia ou trigo. O pão integral é um cereal integral! Poderá comer um prato de cerais com uma fatia de pão, ou só cereais, ou só pão.

• Para barrar no pão: manteiga vegetal sem gorduras hidrogenadas / manteiga de amendoa ou amendoim / queijo de soja, ou queijo fresco (tipo fresh/cottage). Evite o queijo amarelo ou curado / uma pequena quantidade de dôce de fruta,

• Leite ou yogurt – de preferência de soja. Se for de vaca escolha leite e yogurt magros (low-fat)

• E por fim… um punhadinho de nozes ou amêndoas mas não exagere. 25 a 30 gramas bastam ( 4 a 5 nozes ou 8 a 10 amêndoas).

ALMOÇO:

(…e agora é um princípe ou princesa…)
Imagine o seu prato de comida. Encha o prato seguindo a regra das “metades” - Divida o prato ao meio e divida uma das metades ao meio! Simples! Vejamos (clique na imagem para ampliar):


Sobremesa com pouco açúcar ou gordura. Exemplos: uma pequena fruta / uma ou duas bolachas saudáveis.

JANTAR:

(lembre-se… como um pobre)
(jante o mais cedo possível para que tenha o estômago quase vazio quando se deitar)
• Sopa de vegetais (evite sopas pesadas à noite)
• Pão
• Fruta
• Pode complementar com um yogurt, preferencialmente de soja ou então magro (low fat), de vaca.

É importante relembrar o seguinte:

• Consulte o seu médico ou nutricionista se tiver problemas de saúde que possam requerer regimes alimentares especiais ou em fases de crescimento que requeiram uma atenção especial.

• Faça um regime alimentar equilibrado e forneça todos os nutrientes e energia suficientes para ter mais saúde. Se não for vegetariano, evite ao máximo as gorduras de origem animal (incluíndo os queijos curados) e ingira carne ou peixe em pequenas quantidades.

• Semelhantemente, os vegetarianos deverão fazer um regime equilibrado; deverão ter a certeza de que estão a ingerir, por exemplo, vitamina B12 em quantidade suficiente. Os regimes vegetarianos equilibrados têm muitas vantagens para a saúde quando comparados com so regimes não vegetarianos.

Coma bem... pela sua saúde!

Viriato E. Ferreira MD (MBChB)

Médico, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva
www.medicinapreventiva.pt
0 Responses