My First Trail with 29" Wheels

O Adil do Projeto 29 Brasil a umas duas semanas atrás tinha me convidado para fazer um teste em um dos protótipos da Saga que estava com ele. Fiquei super animado com o convite, já que pedalar uma bike aro 29 era uma coisa que eu queria muito. E ontem acabou dando certo de eu ir até a casa dele em São Roque para o tal teste.
E lá fomos nós debaixo de chuva e em cima de lama, o Adil foi na frente [de carro] mostrando a caminho e eu atrás pedalando. No começo uma subida forte [pelo menos pra mim] e depois alguns trechos planos, descidas, buracos e um pouco de asfalto no final. Foi algo em torno de 1h30 de pedalada que valeu cada minuto da experiência!
O que mais me chamou atenção na bike foi que ela te "empurra", te incentivando a pedalar mesmo. É como se ela falasse: Se você parar de pedalar vou passar por cima de você! rsrs. Coisa que não sinto na minha aro 26, principalmente nas subidas.
Outro detalhe muito diferente é a sensação sobre a bike, na aro 26 é como se você estivesse apenas em cima da bicicleta. Já na aro 29 não, você se sente parte dela. Algo como se você e a bike fossem uma coisa só, isso dá muito mais confiança nos trechos velozes e realmente é muito mais fácil "domar" a bike. Senti isso principalmente nos trechos escorregadios da trilha, onde a bicicleta derrapou um pouco. Se estivesse com a minha aro 26 fatalmente eu iria pro chão fácil, fácil.
O protótipo estava montado sem suspensão com um garfo de carbono e realmente pude comprovar mais uma vantagem das aro 29: Rodas maiores absorvem e transpõem obstáculos muito mais facilmente. E realmente, nos buracos e irregularidades do terreno não senti falta da suspensão em nenhum momento. Acredito que apenas em situações de terreno mais difícil, com raizes e buracos maiores uma suspensão seria importante, mas fora isso não senti a menor falta.
Pra finalizar minhas impressões, só tenho a dizer que pedalar uma aro 29 é como redescobrir o mountain bike! Aqui tem um vídeo [em inglês] do idealizador das bikes aro 29, Mr. Fisher da Gary Fisher Company

Aliás se você quiser saber mais sobre as bicicletas aro 29 recomendo o blog do Projeto 29 Brasil: projeto29brasil.blogspot.com e o site da Gary Fisher: fisherbikes.com
Não poderia terminar este post sem agradecer ao Adil e dizer que ele é muito gente boa! Mesmo debaixo de chuva forte ele ainda estava disposto a manter o teste de pé. Obrigado pela hospitalidade e pela oportunidade de fazer minha primeira trilha em uma bike aro 29. Valeu!
E que venham os kits da Saga e a Caloi Two Niner =)
3 Responses
  1. Macrobiotico, roda 29 é mesmo bom não é???
    A mim falta-me experimentar uma com o garfo rígido, já que a minha é suspensão total.
    Uma palavra especial ao Adil, ele é mesmo entusiasta em andar atrás de carro só para você testar a bike, Quem acredita nas 29ers é assim!!!
    É engraçado o Brasil é tão grande e vocês são praticamente vizinhos.m abraço para todos vós.


  2. Unknown Says:

    É verdade João, o Adil é um cara 10 e roda 29 é muito bom mesmo.
    Somos mais ou menos vizinhos viu, uma hora e pouco de distância rsrs. Mas vale apena!

    Abraço João!


  3. Unknown Says:

    Aos poucos to aprendendo... Quem sabe um dia damos umas pedaladas... Continue escrevendo! Heber